16 de ago. de 2015

[Leitor Indica] Autora Illana Mascarenhas


Autor: Illana Mascarenhas.
Plataforma: Blog e Wattpad.
Categoria: Contos, Poesias e em breve Livros.

 

Biografia

Illana (de Brito) Mascarenhas (Oliveira), nascida em 19 de abril de 1994, sou de Boa Vista do Tupim, moro em Salvador desde 2012. Namoro desde 2013 (risos). Sou bacharel em Humanidades e matriculada no curso de Direito, mas ainda não estou cursando. (N/Entrevistadora: Ilaniis você não iria fazer Letras?) E posteriormente vou fazer Letras e tenho um desejo nada grandioso de participar do Masterchef!




Hello galera cawboy! Alô galera de pião quem gosta de rodeio bate forte com a mão? Estou cheia de graça hoje! Bom no Leitor indica de hoje estarei apresentando, uma autora que tive e tenho o maior prazer em conhecer: Illana Mascarenhas. 

Quando eu conheci Illana (há quatro anos) ela ainda era apena Ilanis, a minha coleguinha da Faculdade. Mas, um tempo depois ela me envolveu com a trama de “Santiago”, história essa, que me fixou e tenho uma apaixonite. Bom, Illanna tem um Blog chamado SOBRE AMOR E OUTRAS COISAS, que tem objetivo de divulgar principalmente os contos e a as poesias que a ela escreve.

Essa é uma das poesias(de sua autoria) preferida da autora: AULA DE QUÍMICA

“ Há 365 dias te faço de amuleto.[digo como se fizesse algum sentido tal afirmação]A verdade é que ninguém, nunca, possui outrem,nada acorrenta os corações pulsantes…As coisas é que naturalmente se misturam…Em meio a solidão as almas que se dissolvem” 


Illana não escreve apenas poesias, têm contos que dariam perfeitos enredos para livros (olha eu dando ideias), o meu preferido é Leonardo, que está postado no Blog SOBRE AMOR E OUTRAS COISAS, que disponibilizarei o link, mais lá em baixo. Mas enfim,vamos conhecer mais um pouco sobre Illana?


Entrevista


01 - Quando você decidiu se tornar escritora?
Eu escrevo desde a minha infância, mas só em março de 2012 – eu acho – que comecei a levar a sério minhas produções. Isso não é bem um tornar-se escritora, mas uma vontade de compartilhar.

02 - Qual é o autor que você mais admira?
Não tenho nenhum autor especifico. É porque admiro o trabalho de todos pelo esforço que tem por trás daquilo, que não é só gastar as mãos, os dedos escrevendo uma coisa que pode ser odiada, mas também pelo processo criativo. Por exemplo, eu estou lendo a saga da Maldição do Tigre agora, imagine o esforço que a Colleen Houck teve pra criar todos aqueles mundos... Tudo aquilo. Outro, George R. R. Martin, que eu realmente não sou fã porque tem muita maldade e eu sou dos contos de fadas (risos), realmente não gosto, mas admiro o trabalho dele demais... E o dele não é nem só pela trama, mas pela maneira que ele narra à trama.

03 - Tem alguma obra literária que lhe tocou de maneira especial?
Sim, O Retrato de Dorian Grey foi uma obra que me tocou muito; foi em um período que eu tinha parado de ler e o livro entrou em minha vida pra fazer esse reencontro com a leitura.

04 - Você possui algum gênero literário favorito?
Eu tento ler de tudo, mas gosto muito de romance e fantasia.

05 - Tem algum personagem de livro com o qual você se identifica? Se sim, por quê?
Até tem, mas não sei te explicar bem o porquê. Na verdade, acho que todo, ou pelo menos a maioria dos personagens, são feitos pra haver uma identificação. Mas, eu gosto, amo, amo muito a Kelsey da Maldição do Tigre. Acho que tenho muito em comum com ela, principalmente, na questão das inseguranças (risos).

05.2 - E nos SEUS livros tem personagens que você identifica-se?
Eu acho que nas coisas que eu escrevo funciona ao contrário: eu tento fazer um personagem com tudo que eu queria ser, mas por qualquer motivo não consigo.

06 - Você possui algum hobby além de ler e escrever?
Sim. Quando tenho tempo livre, adoro assistir filmes, de preferência no cinema.

07 - Em sua opinião, quais são os benefícios de se ler um livro?
A leitura nos ajuda não só a esquecer coisas ruins – pelo menos temporariamente – mas, também em acreditar que o melhor sempre pode acontecer (aliás, isso depende muito do que você lê).

08 - Você é uma autora um tanto influente na Internet e usa esse meio de comunicação para divulgar seu trabalho. Como consumidora qual é a sua preferência, livro físico ou e-book?
Livro físico, sem dúvidas. E-book é mais prático e mais barato até, mas nada se compara ao prazer de você estar lendo e cheirando um livro físico.

09 – Plataformas de publicação online e gratuitas, o que você nos diz sobre elas?
Elas são interessantes porque são democráticas, “deu voz” não só pra autores desconhecidos, mas também ajudou a desenvolver uma nova forma de relacionamento entre os leitores e os escritores, uma relação mais próxima. 

10 – Você é uma autora que escreve muitas poesias. Como foi que você viu que tinha talento para escrevê-las? É mais fácil?
Eu comecei escrevendo histórias quando era criança, escrevia várias... Histórias curtinhas, geralmente sobre coisas folclore; depois, na adolescência, que passei a escrever sobre romance, escrevi algumas histórias que só quem lia era minha melhor amiga e minha irmã. Enfim... Depois, mais tarde, comecei a escrever mini-contos, que passaram a ficar maiores e foi quando eu comecei a pensar no blog. No começo eu ainda postava bastante contos, simulação de cartas, depois que veio a poesia... Porque foi num período que comecei a me interessar por Adélia Prado, Florbela Espanca, Bukwoski... E aí foi brotando a vontade de fazer poesia. Na verdade, particularmente, poesia é até mais difícil porque digamos que eu não sou uma pessoa muito boa com poucas palavras. Então, no começo foi bem difícil; tanto que se você voltar no meu blog em 2012 você vai ver poemas imensos (risos) e esteticamente agora está um pouquinho melhor.

11- Qual foi o primeiro escrito que quando você terminou, disse essa é a minha primeira obra.
Na verdade, eu nunca vejo muito dessa maneira. Eu sempre tive muita vergonha de publicar os meus textos; se alguém ler uma coisa que eu escrevi em minha frente, então... É capaz de eu ter um piripaque (risos), mas, tem algumas coisas minhas que, não vou negar que eu gosto bastante. Tipo esse conto, Conversas com Leonardo, acho que eles estão bem escritos.

12 - A Internet é uma arma vantajosa para os escritores em geral, nela é comum ver parcerias entre blogs e autores. Se algum dia algum autor ou autora lhe convidar para uma possível parceria na criação de uma obra, você aceitaria o convite?
Uma parceria sempre é algo bom, mas não sei... Eu já tive algumas experiências que acabaram mal por questão de compatibilidade de ideias. Mas, foi algo muito “por cima dos panos”, talvez se houvesse um planejamento a parceria teria ido adiante.  

13 - Como é o seu contato com os seus leitores?
A maioria dos meus leitores são pessoas que eu conheço, então é algo muito próximo, e mesmo a parte com quem eu não tenho contato eu tento manter uma relação descontraída, relaxada...

14- Como autora, qual é seu maior sonho?
Eu só desejo que as pessoas sintam-se bem em ler as minhas produções como eu me sinto bem em ler as produções que eu admiro.

15 - Quais são os seus próximos planos Literários? Tem algum projeto em andamento que possa revelar?
No momento, estou buscando retirar meu bloqueio criativo (de quase um ano) e estou escrevendo um livro. Em relação ao blog, temos muitas novidades... Vamos mudar muita coisa nele, não vai ser mais só com os textos, vamos acrescentar outros interesses e agora vou ter um colaborador no blog que eu espero que ajude a enriquecer as coisas por lá. 

16 - Para finalizar, você gostaria de deixar algum recado para as pessoas que estão lendo? Pode ser o que você preferir, um conselho, uma mensagem, uma dica, um poema, um sermão, um puxão de orelha, um desabafo, o que você preferir.
Quero agradecer, mais uma vez, por ter se lembrado de mim e agradecer também a todas as pessoas que sempre me incentivaram a continuar escrevendo (inclusive você), mesmo quando até eu mesmo me sabotava. O mundo precisa de mais gente como vocês, sem dúvida!




Aqui em baixo segue os links das pages da Illana e do Sobre Amor e outras Coisas, deem uma conferida!


Well, well, esse foi o nosso Leitor Indica da vez, espero que tenham curtido! Quero agradecer a Illana, por possibilitar a nossa conversa e espero mais histórias em breve!
Beijos e Jujubas, até mais.








Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Illana embora tenha um gosto por contos, fantasias é muito desgarrada!!! Vai longe....
    Acredito nisso!
    Sucesso garota!!

    ResponderExcluir
  3. Illana é muito dedicada, embora voltada aos contos e fantasias, ela consegue passear por diversos temas. E com personalidade!
    Muito desgarrada, ela vai longe....
    ...acredito nisso!!!!
    Sucesso garota!!

    ResponderExcluir
  4. Illana é muito dedicada, embora voltada aos contos e fantasias, ela consegue passear por diversos temas. E com personalidade!
    Muito desgarrada, ela vai longe....
    ...acredito nisso!!!!
    Sucesso garota!!

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©