31 de ago. de 2015

[Bienal Open Book] Entrevista Regilda Araújo

Olá Again!

Então, como eu sempre digo, nossa intenção é encher as redes sociais com os autores que faram parte da Bienal do Livro - Rio 2015 em um projeto do GBU chamado Bienal Open Book.



Regilda Araújo já nos foi apresentada no post anterior. Ela é a autora do Livro: Segunda Chance.




Não leu a apresentação? Confira no link...



Agora é hora de lermos na íntegra a entrevista que a autora nos concedeu.






01 - Quando você decidiu se tornar escritora? E por quê? 

Eu tinha 15 anos quando escrevi meu primeiro livro. Na verdade, comecei a escrever com essa idade, mas levei dois anos para concluir por que sempre achava que podia melhorar. Infelizmente, esse livro foi jogado fora em uma das faxinas da minha mãe. Ela jogou fora sem querer. Quase chorei quando descobri. 

02 - Qual é o autor que você mais admira? 

Nossa, são tantos... Vamos começar pelos nacionais: Carina Rissi, Marina Carvalho e minha nova diva literária Bianca Briones. Já os internacionais têm vários e de todos os gêneros, mas a minha preferida no momento é Julia Quinn, autora de romances de época.

03 - Tem alguma obra literária que lhe tocou de maneira especial? 

É difícil falar apenas um por que sou devoradora de livros. E todos de alguma forma me conquistam, mas posso citar um dos melhores que já li, Nicolas Sparks. Seus livros são divinos e choro um oceano, choro tanto que soluço.

04 - Você possui algum gênero literário favorito? 

Gosto de todos, mas tenho uma queda por romance e fantasia. Se juntar os dois então... Aí fica perfeito.

05 - Tem algum personagem de livro com o qual você se identifica? Se sim, por quê? 

Tenho vários personagens (risos), eu choro, dou risada, sofro junto. Querendo ou não, sempre encontro algo meu nas personagens. Desde uma gíria a alguma frase que sai engraçada.

06 - Você possui algum hobby além de ler e escrever? 

Adoro ouvir música. Até para escrever eu coloco música e dependendo da cena até choro. Gosto de assistir seriados, filmes, tudo que possa me trazer inspiração.

07 - Em sua opinião, quais são os benefícios de se ler um livro? 

Você pode conhecer o mundo sem sair de casa (risos). Ler tira todo o seu stress, cansaço e ainda te faz rir, claro, dependendo do livro. Instiga sua curiosidade e te faz sonhar acordada. 

08 - Você é uma autora um tanto influente na Internet e usa esse meio de comunicação para divulgar seu trabalho. Como consumidora qual é a sua preferência, livro físico ou e-book? 

Nossa, que pergunta difícil... Já li centenas de e-book e adorei todos, mas nada se compara com o físico. Gosto de pegar, sentir o cheiro do papel, folhear as páginas e é sempre um presente novo para minha estante.

09 – Plataformas de publicação online e gratuitas, o que você nos diz sobre elas? 

O que posso dizer, adoro elas. Foi por causa de uma delas que hoje tenho uma editora. O contato com os leitores virtuais sempre me deixam motivada. Cada comentário que recebo é como uma injeção de ânimo. Eu tanto escrevo, como acompanho obras de outros autores.

10 - Publicar um livro de maneira independente é algo extremamente trabalhoso. Poderia contar um pouco de como foi essa experiência? 

Quando comecei a levar a sério esse meu vício, não imaginava que chegaria tão longe. Fiquei assustada quando recebi as primeiras mensagens dos leitores. A cada dia, eu tinha um leitor novo e quando me dei conta, já tinha seguidores. Outra surpresa foi quando recebi a resposta da editora Tribo das Letras. Fazia menos de uma semana que eu havia finalizado Segunda Chance quando eles entraram em contato comigo. Eu estava com dois livros finalizados e só em saber que um deles iria virar físico, eu surtei, fiz até uma dancinha da alegria. 

11 - A Internet é uma arma vantajosa para os escritores em geral, nela é comum ver parcerias entre blogs e autores. Se algum dia algum autor ou autora lhe convidar para uma possível parceria na criação de uma obra, você aceitaria o convite?

Eu já tenho uma parceria com outra autora. Eu e Kelly, também da mesma editora e minha melhor amiga, escrevemos juntas o segundo livro de uma trilogia que ainda está no wattpad. Foi uma experiência nova e maravilhosa que pretendemos repetir em breve.

 12 - Se algum dia você recebesse a proposta de adaptar seu livro em um filme como você reagiria? Você ia gostar? 

Jesus, nem sei o que faria. Acho que eu iria surtar. Confesso que quando estou escrevendo, fico imaginando como seria ver meus personagens ganhar vida na telona, mas ver eles criando vida nos cinemas,  eu iria me senti a pessoa mais feliz e sortuda do mundo se isso acontecesse.

13 - Como é o seu contato com os seus leitores? 

Tenho contato com eles diariamente. Seja pela plataforma do wattpad, que foi onde tudo começou, ou pelo facebook e whatsapp. Converso com eles sobre os capítulos, respondo dúvidas e sempre surge uma nova ideia nas conversas.

14 - Como autora, qual é seu maior sonho? 

Eu sonho ser reconhecida primeira no território brasileiro e depois me expandir para fora do país. Quero sobreviver como escritora e sonho ainda mais alto, quero ser Best seller (risos)

15 - Quais são os seus próximos planos Literários? Tem algum projeto em andamento que possa revelar? 

Vou continuar a escrever. Tenho uma trilogia postada no wattpad ( o terceiro deve ser finalizado no início de setembro). Amo essa vida de criar histórias que de alguma forma consegue atingir alguém. Tenho vários projetos, comecei a escrever um novo romance que devo começar a divulgar depois da bienal que vai se chamar “ O destino de nós dois”, e guardado tenho 7 sinopses, esperando a vez para escrever.

16 - Para finalizar, você gostaria de deixar algum recado para as pessoas que estão lendo? Pode ser o que você preferir, um conselho, uma mensagem, uma dica, um poema, um sermão, um puxão de orelha, um desabafo, o que você preferir.

Uma vez minha professora do ensino médio falou que eu iria conseguir o que eu quisesse, eu só teria que persistir e acreditar, que se meu sonho era ser escritora, eu iria conseguir, e quando isso acontecesse, ela iria querer estar presente.Eu não desisti e se alguém tem o mesmo sonho que eu, que persista, corra atrás, por que um dia ela vai conseguir alcançar o que deseja.


  • É exatamente isso Regilda! Persistir e nuca desistir, como diz a música, ficamos imensamente felizes por ter nos dado um pouco do seu tempo respondendo a essas perguntas e ajudando no que era possível para a realização desse projeto.
    Não se esqueçam, temos um horário marcado com Regilda Araújo na Bienal





Idealização: Blogueiras Unidas (GBU).
Coordenação: Clube do Livro e Livros & Tal.
Clã das Sombras e Aricia & Suany.
Até a próxima!





Vamos conferir o que rolou até hoje no Projeto Bienal Open Book?

  1. Apresentação - As 1001 Nuccias - 21/08: Tiago Oliveira.
  2. Entrevista - As 1001 Nuccias 21/08: Tiago Oliveira.
  3. Apresentação - Clube do Livro 21/08: Fê Friederick Jhones.
  4. Entrevista - Clube do Livro 21/08: Fê Friederick Jhones.
  5. Resenha: - Clube do Livro 21/08: Imã de Traste / FêF. Jhones.
  6. Apresentação - As 1001 Nuccias - 22/08: JM Alvarez.
  7. Entrevista - As 1001 Nuccias 22/08: JM Alvarez.
  8. Apresentação - Aricia & Suany 22/08: Mari Scotti.
  9. Entrevista - Aricia & Suany 22/08: Mari Scotti.
  10. Apresentação - Livros & Tal - 23/08: Jéssica do Nascimento.
  11. Apresentação e entrevista - Cheiro de Livro Nacional 23/08: Karina Burini.
  12. Entrevista - Livros & Tal - 24/08: Jéssica do Nascimento.
  13. Apresentação - Clube do Livro 24/08: Katerine Grinaldi.
  14. Resenha e entrevista - Clube do Livro 24/08: Katerine Grinaldi.
  15. Apresentação - As 1001 Nuccias - 24/08: Bianca Aliester.
  16. Apresentação - Aricia & Suany 25/08: Manuela Titoto.
  17. Entrevista  - Aricia & Suany 25/08: Manuela Titoto.
  18. Apresentação  - Livros & Tal - 25/08: Mariana Cavalcante.
  19. Apresentação e entrevista Cheiro de Livro Nacional 26/08: William D. Hoffmam.
  20. Apresentação  - Livros & Tal - 26/08: Cláudio Quirino.
  21. Apresentação - As 1001 Nuccias - 27/08: Priscila Ferreira.
  22. Entrevista - As 1001 Nuccias - 27/08: Priscila Ferreira.
  23. Apresentação e entrevista - Clube do livro - 28/08: Bethys Oliveira.
  24. Apresentação Aricia & Suany - 28/08 - Barbara Stefane.
  25. Entrevista - Aricia & Suany - 28/08 - Barbara Stefane.
  26. Apresentação e entrevista - Cheiro de Livro Nacional 29/08: Oliver Fábio.
  27. Apresentação - Livros e Tal - 29/08 - Jéssica Milato.
  28. Entrevista - Livros e Tal - 29/08 - Jéssica Milato.
  29. Apresentação - As 1001 Nuccias 30/08: Ane Viz.
  30. Entrevista - As 1001 Nuccias 30/08: Ane Viz.
  31. Apresentação - Clube do Livro - 30/08 - Amanda Bonati.
  32. Entrevista e resenha - Clube do Livro - 30/08 - Amanda Bonati.
  33. Apresentação e entrevista - Cheiro de Livro Nacional 31/08: Bya Campista
  34. Apresentação - Livros e Tal 31/08: Luiz Auguto
  35. Entrevista - Livros e Tal 31/08: Luiz Augusto.
  36. Apresentação - Aricia & Suany - 31/08 - Regilda Araújo.
  37. Entrevista - Aricia & Suany - 31/08 - Regilda Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©