28 de ago. de 2015

[Bienal Open Book] Entrevista Barbara Stefane

Olá Pessoal!

Ainda sobre o Projeto Bienal Open Book - 2015! 





Vocês já conheceram um pouco sobre a autora Barbara Stefane e sua obra: Vida de Estrela 1 - Os Encantos da Estrela Esquecida.



Não conheceu ainda? 








Agora confira a entrevista especial que ela nos concedeu.





01 - Quando você decidiu se tornar escritora? E por quê? 

Quando eu era criança, gostava de criar histórias. Minhas professoras diziam que eu vivia no mundo da lua rs. A primeira história que eu escrevi pra valer, foi “Meu conto não é de fadas” que foi escrito em 2009. Essa obra se transformou no meu xodó e eu coloquei na cabeça que iria publicá-la, porém, só consegui realizar esse sonho em novembro de 2014, quando o publiquei pela editora “Novo Romance”. Antes desse livro, publiquei “Amor entre amigos” pelo “Clube de autores”, em junho do mesmo ano. Gostei bastante da recepção dos leitores e agora decidi me dedicar por completo a essa paixão que é escrever.

02 - Qual é o autor que você mais admira? 

É difícil escolher, conheço vários autores maravilhosos, mas vou citar aqui Gustavo Reiz e Thalita Rebouças, porque me identifico muito com a escrita desses autores. Ambos escrevem de maneira simples e incrível. Gosto demais.

03 - Tem alguma obra literária que lhe tocou de maneira especial? 

 A Bíblia Sagrada. Sem palavras para descrever esse livro tão incrível e inspirado por Deus.

04 - Você possui algum gênero literário favorito? 

Comédia romântica é meu gênero preferido, tanto para ler, como para escrever.

05 - Tem algum personagem de livro com o qual você se identifica? Se sim, por quê? 

Sim, com a Keylli D’Waise, personagem do meu livro “Meu conto não é de fadas”. Me identifico com ela, pela garra, força, coragem e pela determinação que ela tem.

06 - Você possui algum hobby além de ler e escrever? 

Sim. Eu gosto muito de assistir filmes e os jogos do Flamengo, meu clube de coração.

07 - Em sua opinião, quais são os benefícios de se ler um livro? 

São vários. Ajuda a desenvolver a imaginação, a criatividade, o senso crítico, melhora muito na escrita, amplia o vocabulário... Entre muitos outros benefícios. Resumindo, ler um livro é tudo de bom.

08 - Você é uma autora um tanto influente na Internet e usa esse meio de comunicação para divulgar seu trabalho. Como consumidora qual é a sua preferência, livro físico ou e-book? 

Livro físico, sem dúvidas. Foram poucos os livros em e-book que consegui ler até o final, poucos mesmo.

09 – Plataformas de publicação online e gratuitas, o que você nos diz sobre elas? 

Gosto muito da plataforma Wattpad. É uma ferramenta muito boa para divulgação. Foi através do Wattpad que adquiri segurança para publicar meus livros.

10 - Publicar um livro de maneira independente é algo extremamente trabalhoso. Poderia contar um pouco de como foi essa experiência? 

O livro que publiquei independente foi “Amor entre amigos”. Lembro que nessa época, guardei um dinheiro e estava ansiosa demais, queria publicá-lo logo, não queria mais esperar. Paguei um capista, e o resto fui fazendo sozinha. Eu mesma revisei, dei os toques finais... Não ficou bonito por dentro, mas a aceitação foi muito boa.  A maior dificuldade foi na hora de vender. O frete era quase o valor do livro. Então, abri mão dos meus direitos autorais, encomendei vários exemplares e vendi por um preço bem em conta. Mas posso dizer que valeu muito a pena, porque é emocionante ter um livro de nossa autoria nas mãos.

11 - A Internet é uma arma vantajosa para os escritores em geral, nela é comum ver parcerias entre blogs e autores. Se algum dia algum autor ou autora lhe convidar para uma possível parceria na criação de uma obra, você aceitaria o convite?

Estou participando de um projeto muito legal chamado “Expresso Literário”. 20 autores participam desse projeto, e a cada semana, um autor escreve um capítulo. Porém, eu não sei se faria outras parcerias nesse estilo. Não é que eu não gosto, o problema é que tenho receio de futuras discórdias e tal... Então no momento, não aceitaria, mas pode ser que eu mude de ideia mais tarde.

 12 - Se algum dia você recebesse a proposta de adaptar seu livro em um filme como você reagiria? Você ia gostar? 

Primeiramente, eu ficaria sem ação. Depois iria gritar, pular... Ficaria feliz demais, com certeza. Seria a realização de mais um sonho.

13 - Como é o seu contato com os seus leitores? 

Eu e meus leitores temos um contato bem legal. Tento manter uma amizade independente do mundo literário. Estou sempre disposta a respondê-los. Posso demorar um pouquinho, mas gosto de responder todas as mensagens que recebo e também estou sempre aberta á opiniões construtivas.

14 - Como autora, qual é seu maior sonho? 

Todo autor sonha em conquistar muitos e muitos leitores. No momento, meu sonho é que os meus livros agradem a um grande número de pessoas e que assim eu conquiste mais leitores fiéis. 

15 - Quais são os seus próximos planos Literários? Tem algum projeto em andamento que possa revelar? 

Ainda não sei. Tenho dois projetos prontos, mas não sei como será. Depende da editora. Posso adiantar que um deles, é a publicação da 2° edição de “Meu conto não é de fadas”.

16 - Para finalizar, você gostaria de deixar algum recado para as pessoas que estão lendo? Pode ser o que você preferir, um conselho, uma mensagem, uma dica, um poema, um sermão, um puxão de orelha, um desabafo, o que você preferir.

Deixo pra vocês refletirem, sobre uma frase que é dita em meu novo livro, “Vida de estrela”. “Sonhos existem para serem realizados”. Então é isso galera, seus sonhos não existem para você pensar neles antes de dormir. Sonhos existem para você correr atrás, seguir em frente, lutar e realizá-los.

Mil beijinhos no coração!





  • Obrigada Jéssica! O Blog Aricia e Suany teve o prazer de fazer esse trabalho tão especial que foi de te pesquisar. Conhecemos mais um pouquinho sobre você e com certeza, você se mostrou uma pessoa solicita e alegre, com livros lindos que com certeza eu lerei! Nos vemos na Bienal, não esqueçam, dia 13/09!





Acompanhe as postagens, links abaixo:

  1. Apresentação - As 1001 Nuccias - 21/08: Tiago Oliveira.
  2. Entrevista - As 1001 Nuccias 21/08: Tiago Oliveira.
  3. Apresentação - Clube do Livro 21/08: Fê Friederick Jhones.
  4. Entrevista - Clube do Livro 21/08: Fê Friederick Jhones.
  5. Resenha: - Clube do Livro 21/08: Imã de Traste / FêF. Jhones.
  6. Apresentação - As 1001 Nuccias - 22/08: JM Alvarez.
  7. Entrevista - As 1001 Nuccias 22/08: JM Alvarez.
  8. Apresentação - Arícia & Suany 22/08: Mari Scotti.
  9. Entrevista - Arícia & Suany 22/08: Mari Scotti.
  10. Apresentação - Livros & Tal - 23/08: Jéssica do Nascimento.
  11. Apresentação e entrevista - Cheiro de Livro Nacional 23/08: Karina Burini.
  12. Entrevista - Livros & Tal -24/08: Jéssica do Nascimento.
  13. Apresentação - Clube do Livro 24/08: Katerine Grinaldi.
  14. Apresentação - As 1001 Nuccias - 24/08: Bianca Aliester.
  15. Apresentação - Aricia & Suany - 25/08: Manuela Titoto.
  16. Entrevista - Aricia & Suany - 25/08: Manuela Titoto.
  17. Apresentação e Entrevista - Cheiro de Livro Nacional 26/08: Willian D. Hoffman.
  18. Apresentação - Livros e Tal - 26/08: Cláudio Quirino.




Idealização: Blogueiras Unidas (GBU).
Coordenação: Clube do Livro e Livros & Tal.
Clã das Sombras e Aricia & Suany.
Até a próxima!












Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Parabéns amiga, pela entrevista, foi linda... Que o Senhor Jesus esteja a frente dos teus sonhos.... Te amooooo.... Parabéns

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©